Premier League revela mais detalhes da venda dos direitos TV para 2019-22


Com expectativa de nova quebra de recorde, o processo de comercialização dos direitos de transmissão da Premier League ganha fôlego com a divulgação de mais detalhes sobre os pacotes. Em 2015, o acordo recorde foi de 5.136 Bi de libras (22.6 Bi de reais) por 3 anos de contrato (2016-19)! Sky e BT Sport foram as campeãs do processo.

No ciclo vigente, a Premier League ofertou 168 jogos por temporada. Sky levou 126 jogos incluindo os pacotes dos jogos de domingo enquanto BT pegou 42.

Para o ciclo 2019-22, a Premier League disponibilizará rodadas completas ao vivo para o Reino Unido com jogos no meio da semana e feriados. Os jogos de sábado à noite também estão nos pacotes, em uma iniciativa para capturar a audiência de programas tradicionais desse dia como o X Factor.

O documento oficial de licitação foi lançado na semana passada e disponibiliza 200 dos seus 380 jogos por ano em 7 pacotes de A a G conforme tabela abaixo. As informações são do The Guardian, do Telegraph e da BBC Sports (1|2).

Os horários de sábado à noite serão inaugurados na temporada de 2019.

DIREITOS TV – PREMIER LEAGUE 2019-22

Pacote A32 jogos de sábado 12H30
Pacote B32 jogos de sábado 17h30
Pacote C24 jogos de domingo 14h + 8 jogos de sábado 19h45
Pacote D32 jogos de domingo 16h30
Pacote E24 Jogos de segunda 20h ou Sexta 19h30-20h + 8 Jogos de domingo 14h
Pacote FTodos os 20 jogos de 1 rodada no feriado bancário e 1 rodada de meio de semana
Pacote GTodos os 20 jogos de duas rodadas de meio de semana

Os pacotes A e B contêm, cada um, 32 partidas no sábado das 12h30 e das 17h30, respectivamente; C contém 24 jogos no domingo 14h, e oito no sábado às 19h45; D contém 32 partidas no domingo 16h30; e E contém 24 jogos em segunda-feira 20h ou sexta-feira 19h30-20h e oito no domingo 14h.

Os 20 clubes de alto nível deram autorização para que os executivos da liga incluíssem rodadas únicas de jogos de meio de semana e jogos da noite de sábado na licitação que se espera que aconteça em fevereiro.

Esse é um ótimo acordo para todos os clubes ingleses de futebol e todas as organizações e instituições de caridade que dependem das receitas da Premier League.

Essa foi uma das várias opções apresentadas na reunião trimestral de acionistas, na qual as equipes também permitiram o executivo decidir exatamente quantos jogos colocados à venda dentro de um intervalo de 190-210 jogos.

Sobre os jogos de final de semana, é impossível colocar rodadas completas à venda pelo blackout das 15hs, uma regra Britânica para proteger o futebol de ligas menores da evasão de público.

Espera-se que a disponibilização dos jogos de meio de semana nos pacotes comercializados contribua para nova quebra de recorde da venda dos direitos de mídia.

Maiores acordos de transmissão de TV

CompetiçãoCusto anualCusto totalDuração
NFL14,26 Bi de reais114,18 Bi de reais8 anos: 2014-22
NBA7,48 Bi de reais69,21 Bi de reais9 anos: 2016-25
MLB4,49 Bi de reais35,77 Bi de reais8 anos: 2014-21
Premier League7,48 Bi de reais22,6 Bi de reais3 Anos: 2016-19

Sky e BT não são favoritos

Sky e BT Sports podem não estar entre os finalistas da licitação dos direitos do próximo ciclo. Analistas da indústria local indicam que o esforço para garantir o contrato atual foi muito superior ao fôlego que ambas emissoras possuíam. Ainda assim, podem manter certos direitos mais baratos enquanto algum licitante com mais apetite leve a fatia principal do bolo.

Esse ano, Sky já perdeu uma licitação para a Amazon, pelos direitos exclusivos do torneio ATP em agosto.


Relacionado: Amazon expande seu domínio no Streaming esportivo com tênis


Mas as indicações são de que os gigantes da Internet, que poderiam facilmente pagar os valores esperados pelos direitos, ainda estão testando as águas do Streaming de esporte ao vivo e o próximo leilão dos direitos da Premier League é muito cedo para eles.

1 Libra = R$ 4,40

Comente!

Daniel Maurin

Sobre Daniel Maurin

Daniel é Analista de Negócios e pesquisador da área de Gestão Esportiva e do Entretenimento . Acompanha principalmente as tendências de mercado e novos negócios incluindo os eSports, o movimento das marcas e o impacto tecnológico no esporte. No tempo livre gosta de gastar tempo descobrindo novos Games e novos Seriados.