Marrocos oficializa candidatura para a Copa do Mundo de 2026


Marrocos oficializa sua candidatura para a Copa 2026. Estados Unidos, Canada e México já haviam expressado interesse em hospedar o evento.

A Federação Real de Futebol de Marrocos (RMFF) confirmou hoje que eles apresentaram sua candidatura ao órgão governamental do futebol mundial. É a quinta vez que o país tenta garantir os direitos de hospedagem para a Copa do Mundo depois de lances infrutíferos em 1994, 1998, 2006 e 2010.

Até o momento Marrocos é o único desafiante da oferta conjunta dos Estados Unidos, Canadá e México apresentada em Abril. Na política de rotação da FIFA, a edição de 2026 não pode acontecer na Europa (Russia 2018) nem na Ásia (Qatar 2022).

Uma oferta da nação africana tinha sido amplamente esperada e ganhou mais força quando o membro do Comitê Executivo da Confederação Africana de Futebol Africano (CAF), Amaju Pinnick, afirmou no mês passado que entrariam na corrida. Para preservar a possibilidade de uma concorrência justa, a FIFA optou por manter a janela de licitação aberta ​​até hoje, 11 de agosto, para que outros países interessados confirmassem as candidaturas.

O desafio de 2026

A expansão do torneio de 32 para 48 equipes aprovada no começo deste ano será o maior desafio do Marrocos, que possivelmente irá buscar um país parceiro para complementar a infraestrutura necessária.

Por outro lado, com a candidatura Olímpica da cidade de Los Angeles para 2028, podemos ter um segundo caso de um único país receber os dois maiores eventos esportivos do planeta na mesma década. O que pode trazer desafios comerciais e midiáticos para os Estados Unidos, mesmo se tratando de um país de primeiro mundo fortemente consolidado no cenário esportivo.

O processo de seleção da sede da Copa do Mundo de 2026 está caminhando a passos largos e a definição do país sede, previsto para 2020, pode ser antecipado.

Se bem-sucedido, Marrocos será o segundo anfitrião africano do evento da FIFA após a África do Sul de 2010.

Fontes: Insidethegames / Img. Destaque

Não se esqueça de assinar o Gestão Esporte Clube para receber as novidades do site diretamente no seu e-mail. Siga-me no Twitter para novidades em tempo real!

Comente!