Wimbledon 2017: IBM quer a imersão completa do fã


A edição de 2017 do torneio de Wimbledon terá um novo conceito de interatividade e engajamento dos fãs. A IBM, parceira de tecnologia do evento trará para a competição sua plataforma de inteligência artificial e estatísticas em tempo real para transformar a experiência do fã com o evento. Uma ideia que vem se aprimorando desde em 2012 no Australian Open, 2015 no US Open, 2016 e 2017 no Roland-Garros e que agora chega ao Wimbledon em sua forma mais primorosa.

IBM: História de tecnologia no tênis

Em 2012 a IBM esteve focada no uso da tecnologia de Computação em Nuvem para facilitar a transmissão e retransmissão de dados coletados durante o evento sem perder qualidade. (ComputerWorld)

De lá para cá a tecnologia se desenvolveu, assim como o conceito do uso de estatísticas para entretenimento dos fãs nos eventos. Na edição de 2016 do Roland-Garros, por exemplo, a IBM alimentou o website e aplicativo Smartphone do evento com o mais completo banco de dados estatísticos do tênis profissional, um histórico de 10 anos do torneio que foi somado à captura dos dados em tempo real durante o torneio.

Em 2017, a IBM, junto com a Babolat adicionaram sensores as raquetes, o que permitiu coletar um novo set de dados incluindo o local da zona de impacto da bola em cada golpe. Nessa edição o website Roland-Garros sozinho gerou mais de 12 milhões de acessos únicos, 400 Milhões de visualizações de páginas e mais de 1.000 visualizações de páginas por segundo durante o evento.

Babolat, Raquete Conectada

Montanhas de dados

A tecnologia da IBM usada para este projeto chama-se SlamTracker e possui duas facetas importantes:

  1. A coleta de dados de jogo como pontuação total, disputa ponto-a-ponto, posição da bola, aces e outros;
  2. Projeções estatísticas que consideram o histórico de confrontos, históricos situacionais e as táticas particulares tradicionais que os jogadores podem realizar em determinado ponto da partida.

Para 2017 a projeção estatística ganhou um novo patamar a partir da correlação dos dados tradicionais com os de fontes externas ao jogo. Esse novo set servirá para identificar as “Situações de pressão” dentro de uma partida.

Insights de fontes externas serão utilizadas para revelar padrões ocultos na dinâmica dos jogadores nessa situação: analistas posicionados ao lado da quadra, radares externos de velocidade, sensores de localização da bola e do jogador e até redes sociais serão utilizados para construir o cenário.

SlamTracker da IBM – Dados em tempo real no US Open 2015

Além disso, o sistema de Inteligência Artificial da IBM agora reunirá automaticamente imagens de capturas de telas, analisando informações como níveis de ruído das multidões, interesse das mídias sociais e reconhecimento facial dos jogadores.

Tecnologia Watson determinando o futuro da experiência

Outra tecnologia também desempenhará uma função essencial no Wimbledon 2017. Watson, um robô de leitura de dados de consumo, será o motor do aplicativo do evento e permitirá que os fãs esclareçam dúvidas enquanto navegam pelo complexo de tênis, como um assistente digital.

Ao final do evento, os dados da utilização do aplicativo serão analisados para otimizar a experiência dos fãs nas próximas edições.

“Nós tentamos provar que você pode fazer o digital de forma diferente”, disse o chefe de comunicações, conteúdo e digital Alexandra Willis, “você pode fazer o digital e o belo ao mesmo tempo, e tentar criar esse sentido de lugar para criar o Próximo melhor senso de estar aqui “. – ITPortal

Watson também condensará os vídeos das partidas para produzir replays curtos de rápida distribuição para o digital.

“O tênis como esporte está em muito bom estado, certamente no jogo dos homens, temos a sorte de ter esses jogadores icônicos que competem no topo … mas Wimbledon ainda será um palco fantástico para esses jogadores jogarem”.

Não se esqueça de assinar o Gestão Esporte Clube para receber as novidades do site diretamente no seu e-mail. Siga-me no Twitter para novidades em tempo real!

Créd. Img. Destaque / Babolat / SlamTracker

Comente!