Sai McDonalds, entra Intel (?)


O recente anúncio da retirada antecipada do patrocínio da McDonalds ao Comitê Olímpico Internacional chocou o mercado esportivo. A notícia, porém, não assustou a entidade que, aparentemente possui um plano B envolvendo outro segmento. Ademais, é impossível contestar o argumento da rede de fast food, extremamente coerente:

“Como parte do nosso plano de crescimento global, estamos reconsiderando todos os aspectos do nosso negócio e tomamos essa decisão em cooperação com o COI para focar em diferentes prioridades”. Disse a diretora de marketing global da McDonald’s, Silvia Lagnado – Press COI

A verdade é que o McDonalds, assim como todo o segmento de Fast Food, busca urgentemente reinventar seu modelo de negócios para se adequar à tendência atual do bem-estar e do fitness e isso passa pela revisão completa de suas plataformas de comunicação, incluindo patrocínios.

No COI, o McDonalds fazia parte dos patrocinadores Globais de categoria TOP, que juntos contribuem com mais de 1 Bilhão de dólares por ciclo olímpico. Em 2012 havia ampliado seu patrocínio por mais oito anos em um acordo avaliado em 100 Milhões de dólares.

A empresa continuará seu patrocínio ao Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em Pyeongchang 2018 com os direitos de comercialização doméstica apenas na Coréia do Sul e seus compromissos operacionais incluindo restaurantes no Parque Olímpico e na Aldeia dos Atletas.

O COI afirma que não tem planos imediatos de nomear uma substituição direta na categoria de patrocínio de operações de varejo.

Seria a Intel a solução do COI?

Em paralelo à notícia, rumores sugerem que a Intel estaria negociando sua entrada nesta mesma categoria de patrocínio ao Comitê Olímpico Internacional. Apesar de nenhuma informação oficial, alega-se que este acordo equivale a uma soma de nove dígitos, sugerindo que a Intel poderia mesmo aderir ao programa TOP do COI, para o qual os custos de adesão são de aproximadamente 200 Milhões de dólares por um ciclo de quatro anos. A informação é do portal InsideTheGames.

Em janeiro de 2016, a empresa lançou sua nova estratégia de patrocínios esportivos (imagem destaque), com a finalidade de usar o esporte para apresentar suas novas soluções tecnológicas de incremento da experiência do fã além de seus microprocessadores.

No intervalo do Superbowl LI, a Intel coloriu o céu do show da Lady Gaga com 300 Drones conectados simultaneamente. Além disso, a empresa está oferecendo experiências em realidade virtual no beisebol, pela MLB nos Estados Unidos e replays em 360º de jogadas da NBA. Outras parcerias notáveis com a ESPN, Red Bull e ESL (eSports) também estão no portfólio.

Recentemente a empresa selou um acordo de patrocínio com a ICC Champions Trophy 2017, campeonato de Cricket que aconteceu agora Junho 2017 na Inglaterra e País de Gales. No acordo, a Intel ofereceu sensores para coleta de dados de todos os movimentos realizados com os bastões. Esse sensor permitiu às equipes de mensurar todos os movimentos do bastão ao longo do jogos.

Olimpíadas já estava na mira

Rumores sugerem que as negociações entre a Intel e o COI acontecem a mais de um ano e que a discussão atual seria sobre a definição da categoria de entrada, dado o escopo e profundidade das ações que a empresa quer desenvolver nessa parceria. Seus Drones e sua tecnologia de Realidade Virtual sendo alguns dos elementos exploráveis.

A Intel enxerga os Jogos como um “ponto de inflexão para tecnologia e esportes” devido às intenções da empresa de telecomunicações KT Corporation, um parceiro oficial da Pyeongchang 2018, de mostrar a tecnologia 5G no condado sul-coreano.

A Intel anunciou uma conferência de imprensa na cidade de Nova York para quarta-feira (21 de junho), mas o assunto não foi divulgado. Os Anéis Olímpicos foram incluídos em nota.

Com a saída do McDonald’s o número de patrocinadores TOP cai para 12. Estes são Alibaba, Dow, Panasonic, P & G, Coca Cola, Samsung, Atos, General Electric, Visa, Omega, Toyota e Bridgestone.

Não se esqueça de assinar o Gestão Esporte Clube para receber as novidades do site diretamente no seu e-mail. Siga-me no Twitter para novidades em tempo real!

Créd. Img. Destaque

Comente!